sexta-feira, 9 de março de 2007

Bush no Brasil (matéria em estilo informativo)


Entre compromissos e protestos
Bush desembarca no Brasil para encontro com Lula; manifestações marcaram a chegada do presidente dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush desembarcou no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ontem (08/03), às 20h04 - horário de Brasília. O presidente viajou no avião presidencial norte-americano Air Force One. Bush foi recepcionado pelo embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Antonio Patriota e pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A visita ao país estava prevista para durar 24h.


Na pauta do encontro entre o presidente brasileiro e o americano estava previsto - dentre outros assuntos - o aprofundamento da cooperação bilateral na área de biocombustíveis. Foi assinado o memorando de entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos para avançar a cooperação em biocombustíveis.


Na agenda, estava programada ainda a visita a Transpetro, um almoço com o presidente Lula e a participação à apresentação da ONG Meninos do Morumbi. Não havia atividades na agenda de Bush para esta quinta (09).


Quatro mil homens fariam a segurança do presidente americano; 1,2 mil do Exército. Também estava prevista restrições num raio de cinco Km durante o seu deslocamento do aeroporto ao hotel. A medida serviria para impedir que aeronaves sobrevoassem a rota terrestre do presidente americano.


Protestos

Manifestações de protesto em todo o país antecederam a chegada de Bush ao Brasil nessa quinta-feira (08/03).

Em São Paulo (SP), Goiânia (GO) e em Porto Alegre (RS), confrontos entre manifestantes contrários à visita do presidente norte-americano ao Brasil e policiais feriram inclusive crianças e idosos. Manifestantes ligados à Via Campesina e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) fizeram protestos na capital goiana.
Leia mais: http://www.folha.uol.com.br

Nenhum comentário: