sexta-feira, 16 de março de 2007

Atividade de heurística - Análise do Jornal Agora/ Rio Grande- RS

A avalição heurística: teste de usabilidade e acessibilidade (Nielsen e Molich (1994), onde se avalia problemas relacionados ao manuseio de determinada interface, por exemplo, através de análise e interpretação.

O exercício será realizado com base no conjunto de heurísticas de Nielsen (1994), divido em dez passos.
1. Visibilidade do status do sistema: o sistema deve mostrar que foi atualizado, por exemplo (data, direcionar o caminho das últimas notícias ao leitor, ou dar um feedback mostrando ao leitor aonde ele se encontra).

A visibilidade da página online é boa. Quando acessamos o caderno de Polícia, por exemplo, o site aponta as matérias do dia, e logo abaixo as que fazem parte da edição anterior. Com destaque, a edição online do jornal mostra ao leitor aonde ele se encontra.

2. Compatibilidade entre sistema e mundo real: compreende a necessidade de tornar a informação acessível, de matérias a fotos.

No caderno Mundo, a matéria intitulada Revista uruguaia publica diálogo de Bush com ex-guerrilheiro, apresenta uma linguagem acessível aos usuários. Há também lógica e coerência no desenvolvimento da matéria. Mas, percebe-se a falta de fotos e ilustrações para complementar a notícia.

3. Controle e liberdade para o usuário: uma das formas de oferecer controle ao usuário é permitir ao mesmo que retorne ao início da leitura.

Ao acessar a matéria Enfim, a primeira vitória tricolor - publicada no caderno de Esportes, constatamos que não há poluição de informações. O percurso de retorno à interface do jornal se dá de forma fácil também.

4. Consistência e padrões: diz respeito à consistência de organização da interface, de modo que o usuário saiba onde encontar determinadas matérias, fotos e arquivos, por exemplo. Evita que o mesmo "se perca" quando navegue no site.

Na interface principal do Agora, à esquerda, logo abaixo do nome do jornal, estão os nomes das colunas que fazem parte do veículo. O usuário não encontra dificuldades em localizar assuntos de seu interesse. No entanto, constata-se a falta de fotos, de forma a ilustrar as matérias. Há falta de arquivos também.

5.Prevenção de erros: sua função é evitar que os usuários errem. Convencer os proprietários de sites a não inserir propagandas junto às matérias tem como propósito evitar erros durante a navegação.

Propagandas não podem ser consideradas como problema neste site. A única "propaganda" refere-se a parte de Classificados, disposta em local discreto, acima das interfaces.

6. Reconhecimento em lugar de lembrança: tornar ações coerentes, por exemplo. Evitar que o usuário precise se lembrar de informações. As Instruções para o uso do sistema devem estar visíveis e/ou facilmente acessíveis.

O site é de fácil manuseio, e as ações são acessíveis.

7. Flexibilidade e eficiência de uso: o material pesquisado no site deve ser acessível. Mensagens como "deu erro", sem explicar o porquê não tem utilidade. Se faz necessário dizer ao usuário se o problema foi de manutenção, problema técnico, etc.

No que diz respeito à eficiência de uso, o site deixa a desejar. No espaço Busca, procurei pela palavra 'mar' e das dez matérias que deveriam estar relacionadas à palavra, apenas uma. Na verdade uma carta de um leitor, com o título Assassinaram o camarão.

8. Projeto minimalista e estético: consiste em privilegiar a informação em detrimento do design.

Neste caso sim, a versão online do jornal faz jus a tal critério. O design da versão online do jornal Agora é bastante discreto. As cores cinza e branco (basicamente) e seu formato tradicional de layout (é um formato padrão) fazem com que o leitor se concentre mais na matéria.

9.Auxiliar os usuários a reconhecer, diagnosticar e recuperar erros: no programa Word, o cachorro que aparece na tela para ajudar, quando se comete determinado erro, é um exemplo de auxílio ao usuário.

Para testar este critério, cliquei no espaço que mostra o número da edição do jornal, mas que poderia ser utilizado para inserir foto. Após um clique aparece apenas uma caixa, onde está escrito internet, abaixo. Nenhuma ferramenta indica que o clique foi um erro, tampouco auxilia o usuário.

10. Ajuda e documentação: se o usuário precisar utilizar documentação, tais informações devem ser fáceis de encontrar, devem também ser centradas na tarefa do usuário, listar passos concretos a serem seguidos e não ser muito grandes. A ajuda deve estar facilmente acessível e online.

Mais uma vez recorri ao espaço Busca, sem êxito. Agora usando como palavras-chave "documentos sobre pescadores", mas encontrei matérias como A terceira "Missão Impossível" de Tom Cruise, ou Criadoras de Moda. O décimo critério heurístico de Nielsen não foi adotado pelo jornal.
Site do jornal Agora: www.jornalagora.com.br

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