sexta-feira, 9 de março de 2007

Visita ao Brasil (matéria em estilo interpretativo)


Bush desembarca em São Paulo
chegada do presidente norte-americano foi marcada por manifestações de protesto


Um passageiro incomum desembarcou no aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ontem (08/03), às 20h04. Incomum porque não costuma desembarcar no aeroporto referido. Trata-se do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que chegou no avião presidencial norte-americano Air Force One. Se a visita da “águia” (um dos símbolos dos EUA) deixou alguns brasileiros satisfeitos, deixou muitos outros indignados. O presidente veio ao país para um encontro com Lula.


Manifestações de protesto em todo o Brasil antecederam a chegada de George Bush. Em São Paulo (SP), Goiânia (GO) e em Porto Alegre (RS), confrontos entre manifestantes contrários à visita do presidente norte-americano e policiais feriram inclusive crianças e idosos. Na capital goiana, manifestantes ligados à Via Campesina e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) também protestaram.


Na pauta do encontro com o presidente brasileiro, estava – dentre outros assuntos - o aprofundamento da cooperação bilateral na área de biocombustíveis. No encontro foi assinado o memorando de entendimento entre o Brasil e os Estados Unidos para avançar a cooperação em biocombustíveis.

Em janeiro desse ano, Bush anunciou a meta de substituir 15% da gasolina dos EUA por combustíveis renováveis, até 2017. Hoje o mundo produz 50 bilhões de litros e os EUA e o Brasil detêm 72% da produção, com cerca de 17,5 bilhões de litros cada.

Preocupações ambientais (redução de emissões de gases de efeito estufa), segurança energética (diversificação ou independência em relação ao petróleo) e apoio à renda dos agricultores, correspondem aos três vetores principais no interesse pela agroenergia.

Segurança


Para garantir a segurança do presidente americano estava prevista a convocação de quatro mil homens; 1,2 mil do Exército. Também estavam previstas restrições num raio de cinco Km durante o seu deslocamento do aeroporto até o hotel. A medida serviria para impedir que aeronaves sobrevoassem a rota terrestre de Bush.


Agenda


Na agenda, estava programada visita a Transpetro (empresa de transporte e logística do Sistema Petrobrás), um almoço com o presidente Lula e a participação à apresentação da Organização Não-Governamental (ONG) Meninos do Morumbi, que trabalha com crianças da Zona Sul da capital paulista e tem um trabalho reconhecido envolvendo educação e formação técnica envolvendo tecnologia. Não havia atividades na agenda de Bush para essa quinta (09).
Saiba mais: http://www.folha.uol.com.br/; http://www.jornalcana.com.br/

Um comentário:

raquel disse...

Ficou muito informativa, Rafa. Não tá errada, mas pode melhorar. :D