terça-feira, 10 de abril de 2007

Congresso de Comunicação

Intercom Sul 2007 será na UPF
Universidade de Passo Fundo será sede do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul


Com o tema central Mercado, Região e Comunicação na Sociedade Digital, o VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul (Intercom Sul) acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio, em Passo Fundo (RS). A sede do Congresso será o campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O evento é promovido pela
INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em parceria com a Faculdade de Artes e Comunicação da UPF.

Os grupos temáticos do Congresso abrangem as três habilitações da Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas).

Aos acadêmicos de graduação participantes será oferecido alojamento gratuito ou com preços acessíveis. Reservas junto ao Diretório Acadêmico Carlos Gomes. Para reserva o acadêmico deve enviar o pagamento da inscrição por fax, e-mail ou correio. Asinformações estão no
site.

Acadêmica
A acadêmica do 7º semestre de jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Juliana Recart percorrerá quase 500Km de ônibus e se mostra otimista com relação ao Congresso. "É um assunto novo a ser explorado [o tema]. A minha expectativa é que os profissionais tragam algo de novo, além daquilo que já é discutido em sala de aula, como por exemplo as características da internet que devem estar presentes nas páginas online".

TV Digital
Já para a acadêmica do 5º semestre de jornalismo da mesma universidade, Karina Peres, o foco de interesse será a televisão digital. "Comecei a trabalhar numa pesquisa sobre tv digital no fim do ano passado. Estou anciosa para saber qual será o futuro de sites como o
Youtube, por exemplo, quando o universo online já apresenta a opção de assistir vídeos".

Professor
O professor de Comunicação, Fábio Cruz, será um dos representantes do corpo docente da Católica de Pelotas no Intercom Sul. Recentemente, Cruz defendeu sua tese de doutorado sobre a Identidade Cultural do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).O trabalho está em processo de verificação para ser apresentado no Congresso.

Na visão do professor, o trabalho rompe, de certa forma, com a Comunicação Social, porque apresenta a Identidade Cultural pura."Um dos fatores é o de que, embora o Movimento seja bem fechado, cada Estado (os integrantes do Movimento) apresenta sua própria característica, ainda que isso possa parecer contraditório do ponto de vista das Identidades. Estas são noções que fazem parte de apontamentos iniciais e que representam boa dose do que foi trabalhado na tese de doutorado", ressalta Cruz.
Para mais informações visite o site do
Congresso





Nenhum comentário: