sexta-feira, 20 de abril de 2007

Atividade (aula do dia 20 de abr.) - Arquitetura da informação


1. Como a arquitetura da informação como conceito pode ser aplicada ao jornalismo? A arquitetura da informação, como conceito, pode ser aplicada ao jornalismo a partir da forma como as notícias são distribuidas nos portais e/ ou sites.


A disposição de textos ,fotos e infográficos, dentre outros recursos utilizados na construção de matérias e disponibilizados para o "web-leitor", constituem a arquitetura da informação.


Assim como na arquitetura convencional, onde se espera que os prédios sejam bem projetados (que se otimizem os espaços, por exemplo), além de corretamente projetados, na arquitetura da informação o princípio é o mesmo. O conteúdo da notícia, o estilo da escrita, são, sem sombra de dúvida, de suma importância, da mesma forma que uma matéria bem arquitetada.


2. Analise de um jornal online a partir de sua arquitetura da informação:
* (
Jornal estadão )

A versão online do jornal Estadão apresenta uma boa arquitetura da informação. Na interface principal, as notícias de última hora estão dispostas no centro da página; ao lado direito, um pouco mais abaixo, uma "chamada" para os blogs, com a exibição da foto dos blogueiros e o assunto de que trata cada página. A interface também apresenta as últimas manchetes sobre economia,esportes, cidades, dentre outras.


Em Economia, a matéria Risco Brasil bate novo recorde e chega a 149 pontos apresenta um infográfico logo abaixo do título o que, além de ilustrar a notícia, ajuda o leitor a compreendê-la.

3. Pensar na ecrita coletiva como forma de jornalismo:

A escrita coletiva pode ser caracterizada como uma particularidade do jornalismo online. Quando um usário, que acaba de ler determinada matéria, a comenta no espaço propício para isso, em determinado site, está "fazendo" escrita coletiva.

A prática da escrita coeltiva é muito comum em blogs e fotologs, nos comentários dos usuários sobre postagens ou fotos. Sua prática no jornalismo online, no entanto, requer cuidado.

Inserir o comentário ao corpo de uma matéria jornalística, ou modificá-la, da forma como é permitido em sites como o wikipedia é arriscado, porque não são todos os usuário que têm propriedade suficiente para escrever sobre os assuntos tratados, ou tampouco são profissionais do jornalismo.

- Saiba mais sobre
escrita coletiva>

Um comentário:

raquel disse...

Boa análise, Rafa!