segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Atividade 1 - Análise crítica do texto do CELACOM

O exercício a seguir é uma ánálise crítica do texto do CELACOM, que está no ar desde o dia 22/02. A análise será realizada com base nas características do jornalismo na Internet, apresentadas pela professora de Comunicação Social Luciana Mielniczuck, da Universidade de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
Mielniczuck defende que o jornalismo on-line deve apresentar o texto com as seguintes características: interativo, velocidade, hipertexto, hipermídia/multimídia, memória e personalização.

* interativo = aquele texto que comunica o leitor, através do conteúdo publicado via Internet, por exemplo;
* velocidade = a possibilidade de localizar o material que se quer pesquisar com facilidade na Internet (é um conceito básico de velocidade);
* hipertexto = a possibilidade de navegar em outros texto(s) por meio de linck(s) (endereços) dentro do próprio texto;
* hipermídia/ multimídia = é a abrangência, ou hibridização, de todos os veículos midáticos num só. A possibilidade de acessar todas as mídias através da Internet, por exemplo;
* memória = a capacidade de armazenar informações a respeito de uma matéria, por exemplo. Num meio convencional, como o jornal impresso, o armazenamento é mais difícil, porque pode facilmente se extraviar ou rasgar a matéria;
* personalização = a matéria elaborada de acordo com o interesse particular do leitor. Esse tipo de matéria está em ascensão;
Segundo a professora, a ausência de tais características implica na perda de credibilidade do texto. E neste caso credibilidade é sinônimo de poder.

No texto CELACOM 2007 será realizado pela Ecos, encontramos Interatividade, porque o leitor interessado no Congresso tem no endereço do blog mais uma fonte de informação sobre o assunto.
Velocidade é outra característica do jornalismo na Internet presente no texto. As informações sobre este Colóquio já estão disponíveis na Rede Mundial de Computadores também no endereço deste blog, e quanto maior a popularidade do blog mais rápido o acesso à este e à outros conteúdos publicados.
Ao final da matéria, encontramos o endereço eletrônico da Escola de Comunicação Social (Ecos) da UCPel - um linck, que caracteriza hipertextualidade - onde os interessados podem obter mais informações.
Com relação à Hipermídia, eu diria que há parte dela no texto do CELACOM, se é que isto é permitido (esta dúvida será sanada, e o blog atualizado com a informação correta, se for o caso). Parte dela, porque no texto temos uma matéria que poderia ter sido publicada em jornal, com algumas alterações. A partir daí, uma adaptação do jornal impresso para a Internet.
O texto analisado apresenta Memória, isto é, as informações que estão armazenadas no blog podem ser acessadas novamente depois de muito tempo, se o blog estiver no ar, é claro.
E mais do que qualquer outra característica do jornalismo na Internet, o texto apresenta Personalização. A matéria CELACOM 2007 será realizado pela Ecos foi especialmente produzida para pesquisadores, professores e alunos interessados no Congresso.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei Rafinha!! Bem legal!
Bjos!